LIMPEZA DE PELE MANUAL
Para manter sua pele sempre limpa e saudável, a limpeza de pele é fundamental. Proporciona melhoras no aspecto da pele, além disso, feita de maneira adequada previne danos e alterações da pele.
É indicada para todos os tipos de pele. Durante muito tempo, acreditou-se que a única pele a se beneficiar do processo fosse a pele oleosa. Sempre foi recomendada para a remoção de cravos e controle do processo inflamatório (acne). No entanto, sabe-se hoje que ela pode ajudar na esfoliação das células mortas , recuperando o viço e o frescor de peles normais, secas e oleosas.
A limpeza de pele facial é um procedimento simples, mas que deve seguir as etapas indicadas para cada tipo de pele. Além disso, qualquer procedimento mais intenso só deve ser feito por profissional especializado e treinado. Isso evita marcas ou pioras no estado da pele.
O procedimento da limpeza de pele facial pode ter variações de profissional para profissional, ou dependendo do tipo de pele. Mas, de maneira geral, dura em torno de uma hora e consiste em:
- Limpeza inicial com produtos adequados ao tipo de pele (pele oleosa, pele normal, seca ou sensível);
- Aplicação de vapor, para amolecer os cravos e facilitar sua extração;
- Extração manual e/ou mecânica de cravos, principalmente no caso da pele oleosa;
- Aplicação de produtos anti-sépticos, cicatrizantes e/ou bactericidas associados ao aparelho de Alta Frequência;
- Aplicação de máscaras calmantes e anti-inflamatórias.
Para as peles oleosas, a recomendação usual é de que a limpeza de pele facial seja feita mensalmente. Sob recomendação de um dermatologista, esse período pode ser menor. Peles com cravos que raramente inflamam podem fazer a limpeza de pele a cada três meses, cuidando para que máscaras esfoliantes e anti-cravos sejam utilizadas em casa.
Peles normais e secas também se beneficiam de uma boa limpeza de pele. Ao contrário do que se pode pensar, essas peles podem apresentar-se sem viço e frescor. Isso acontece porque a pele está constantemente se renovando, aproximadamente a cada 28 dias. Mas, muitas vezes, essa renovação não se dá a contento e uma camada de células mortas cobre a face (assim como outras partes do corpo). A esfoliação dessa camada e aplicação de produtos e máscaras calmantes e hidratantes pode devolver o brilho e a maciez de peles normais e secas, propiciando aquela aparência jovem e descansada.
O que todo especialista, médico ou esteticista, recomenda é que as pessoas não espremam cravos ou espinhas em casa. Uma limpeza de pele caseira deve ater-se à utilização de sabonete específico para o tipo de pele, esfoliante leve, um tônico calmante e adstringente e um hidratante adequado a sua pele, para finalizar. Em hipótese alguma o tratamento de pele em casa deve utilizar fórmulas químicas de peeling facial ou o velho método de apertar com os dedos os cravos.
Não se pode esquecer do uso contínuo do bloqueador solar indicado para seu tipo de pele.
LIMPEZA DE PELE POR SUCÇÃO